quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Auto avaliação

No momento em que pensamos em como montar a nossa aula gerou-se uma certa dificuldade em relação à metodologia que escolhemos inicialmente, que é baseada no método Paulo Freire de educação popular, pois este método é diferenciado dos convencionais por ser baseado em uma dialogicidade entre educando e educador. Sendo assim, propomos uma aula em roda, sem cadeiras enfileiradas, para que todos os educandos pudessem se olhar e dialogarem durante a aula. A aula foi pensada como um questionamento e um processo de entendimento sobre o conteúdo dado. Uma dificuldade quanto a isso, foi encontrar maneiras de fazer com que todos os alunos participassem efetivamente da nossa aula, pois muitas vezes as pessoas ficavam acanhadas em participar. Mas a maior dificuldade encontrada durante a aula foi o tempo de duração, pois, no final da aula a discussão sobre o tema da aula estava bastante enriquecedor, porém, tivemos que interromper a discussão. Também pensamos em passar um vídeo no final, mas o tempo nos impossibilitou.
Como ponto positivo em ministrar uma aula, é ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos, instigar os alunos a pensar criticamente sobre o assunto, ouvir opiniões diversas, poder fazer com que o aluno se veja como um sujeito que faz parte da sua realidade, que pode contribuir com seus conhecimentos e enriquecer uma discussão. Estar na sala de aula, é ter a possibilidade de transformar!
Em relação ao blog, achamos que foi tranquilo, apesar de termos que fazer mudanças em relação ao conteúdo, mudando para as nossas palavras. A pesquisa também foi tranquila, e todos participaram efetivamente no grupo, com as suas devidas funções.


Sem comentários:

Enviar um comentário