terça-feira, 10 de abril de 2012

Metodologia da aula


Utilizando a educação popular como base metodológica, visamos pautar nossa aula na dialogicidade, estabelecendo uma relação horizontal entre educador e educando, posicionando assim, o aluno como sujeito do processo de aprendizagem e não como um mero receptor de informações. Como afirma Paulo Freire, ‘devemos assumir o papel de educadores democráticos e ousados, desenvolvendo emnossa prática educative attitudes que reforcem a curiosidade e capacidade crítica dos alunos.Respeitandoosconhecimentos e saberesqueosalunostrazem do seucotidiano, das suasvivênciasanteriores à escola, considerando-ossujeitos da construção e da reconstruçãodesse saber queseráensinado, aolado de nós, professores, igualmentesujeitos do processo.
No intuito de aproximar o conteúdo programático da realidade onde o educando encontra-se inserido,  almejamos valorizar a física aplicada, visando a conexão entre teoria e prática.  Objetivamos ainda, o despertar da consciência crítica e possibilitando a realização da criança enquanto ser problematizador.
Trabalhando o tema ‘Temperatura, Calor e Equilibro Térmico’, dividiremos os educandos, nos chamados mutirões, que possibilitarão uma discussão dinâmica do assunto tratado, permitindo que todos os integrantes expressem suas percepções e ideias. Além de “dar suporte aos estudantes para aplicar as idéias científicas ensinadas a uma variedade de contextos e transferir aos estudantes controle e responsabilidade.” (Wood et al., 1976). 
Tal pedagogia nos interessa pois, a partir do contato com a aplicação da metodologia em questão em centros educacionais como, o Instituto de Educação Paulo Freire (IEPF), Instituto de Educação Josué de Castro e Escola Nacional Florestan Fernandes, por exemplo,  entendemos que “É esta concepção metodológica que nos orienta a pensar a escola como espaço de práticas e de situações objetivas que produzam a necessidade de aprender. Deste conceito mais amplo se desdobra um jeito de olhar para o conjunto e para os detalhes do processo pedagógico, e uma lógica de organização do próprio ambiente educativo, dando prioridade à dimensão do fazer, e colocando as teorias a serviço das questões da prática” (ITERRA, 2003)

Referência:

A Pedagogia do oprimido – Paulo Freire

Instituto de Educação Josué de Castro: Método Pedagógico – ITERRA

ATIVIDADE DISCURSIVA NAS SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA SOCIOCULTURAL PARA ANALISAR E PLANEJAR O ENSINO1 - Eduardo F Mortimer

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